domingo, 31 de outubro de 2010

Ponte Romana e os Santos

Em tempo de Invernia, com muita chuva vento, mas com aquele toque de feira de Santos, farturas, carrosseis e confusão. Mais calma e tranquila, a Top Model de Chaves, em suaves tons nocturnos, com um aspecto sempre sexy, a Ponte Romana.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Experiência


...é um filme que mostra de forma cruel o que pode ser a natureza humana, acabando por retratar o que é a sociedade em geral e como o poder nos transforma.
O que começa como o maior dos cobardes transforma-se no maior dos valentes quando por circunstâncias para as quais nada fez, toma vantagem sobre os outros.Triste espelho da realidade.

Para uma crítica mais profissional:
http://www.imdb.com/title/tt0997152/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Duas gaivotas


Enredas-te entedías-te, angustías-te, consomes-te, momentos atrás de momentos, horas, dias infinitos de noites intermináveis.
E tudo para quê, se toda a liberdade mora nas asas de uma gaivota?

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Uma Ponte


...é sempre uma forma de união, de conjugação de esforços, de sintonia e proximidade. As pontes vencem distâncias físicas consideráveis, trazem-nos ânimo e alento. Esta, tem a particularidade de unir, dois concelhos, dois distritos e duas zonas tão próximas em tudo, até geograficamente e passa por cima da ainda existente linha ferroviária com o nome do rio, a qual se distingue do lado direito. Une as margens do Tua, um nome de rio que nos causa alguma dificuldade de entendimento, um rio maravilhoso e que tanta gente tem de forma vil, maltratado das mais diversas e variadas formas. O rio, pode ver-se ainda na parte superior da foto. Esta foto traz-me uma enorme sensação de evasão.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Voo livre


 ...embora desordenado, mesmo que seja em grupo. Em baixo está a indicação, sentido obrigatório, só se pode ir para ali, mas a passarada, cabeça de alfinete, desmiolada, cria um tal estardalhaço que começa a voar em círculo, cada um por onde lhe dá a gana. Assim o reflexo da nossa sociedade, liberdade aparente...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Infinito Azul


Porque será o infinito azul, se verde é a esperança e cinzento o pessimismo, quando negro é o luto? De azul sem fim se reveste o céu e nele se combinam todas as esperanças reunidas em cor. Se num cenário azul se projectar um abrigo da mesma cor e juntos formarem um quadro de subtis esperanças e firmes sentimentos, aí estaremos nós reunidos em corpo e alma.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Curiosidade

...tipicamente feminina. Por trás de todo o ar introspectivo está sempre a curiosidade, a comparação, o será que é mesmo assim? Coisas de mulheres, cada um tem das suas, elas têm as delas. É claro que vão achar que é ordinarice, que não, que os homens é que as vêem assim. claro, parece que lhes adivinhei o pensamento. O que vale é que não há mulheres a visitar este espaço.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A apreensão


Em tempos de crise, estamos apreensivos, taciturnos, cabisbaixos. Por trás está a origem do mal, o império do patinhas, imponente e inquebrável. Mesmo em tempos de angustia e incerteza sempre há um amarelo de esperança e virtude ao nosso lado que nos pode dar força, coragem e alegria.
Confesso que era minha intenção por esta foto a preto e branco e continuo a achar que como foto resultaria melhor, mas, não merecemos ser tão pessimistas.
Dedico-a aos que hoje se sentiram angustiados e ansiosos. Bola pra frente.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A gaivota

..., o areal de areia grossa como todos na zona, a praia de rochas, o barrigudo de turno, o vento que é de norte, sim, também típico e os barcos. Mas, do Benfica? E por cima de tudo isto uma gaivota que veio por todo o quadro em harmonia. Não trouxe o céu de Lisboa mas trouxe o mar, um imenso mar até perder de vista. O contraponto.

domingo, 10 de outubro de 2010

Luz nocturna

...pode ser tímida, no limite da obscuridade, reluzente ou enganadora. Pode ser de noite de vento forte e chuva torrencial com alerta laranja anunciado. Pode também ser de calma, tranquilidade, apaziguadora, criadora de ideais. Não deixa de ser a luz nocturna e a designação é a que cada um lhe dá. Esta foi a que eu captei já há três meses, no alto da Sra da Assunção em Vilas Boas, Vila Flor.

sábado, 9 de outubro de 2010

Regimento de Artilharia I

As mulheres são como o coração, não só pelo efeito que nele provocam, mas mais porque, tal como ele, têm razões que a própria razão desconhece. Têm as suas tácticas, os seus vícios e as suas convicções. Aqui, apanhei-as eu, com a mira elevada, apontando para um qualquer objecto no ar ou simplesmente tentando livrar-se de algum peso na descolagem. O efeito, não sei, porque os homens também têm as suas virtudes e uma das minhas, é a pouca paciência para esperar. Fui andando.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia da Memória

Um dia para ser sempre lembrado, por tudo o que encerra. Tudo na vida tem o seu lado positivo.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Marina

...é o mais recente livro de Carlos Ruiz Zafon e que eu acabei de comprar. Primeiro, e confesso que foi uma reacção instintiva, pela capa. Tem na capa uma foto onde recentemente eu também tive o prazer de fotografar. Não, não é esta, não teria piada. Depois, bem, depois porque um dos melhores livros que li nos últimos anos é dele. "A sombra do vento", sim, uma história enorme de um grande contador de histórias. Pelo prazer que me proporcionou e por poder aliar duas das minhas grandes paixões: leitura e fotografia.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Match Point

...é um filme do Woody Allen. Muito diferente do estilo que me habituou e eu que eu mais gosto, desde os tempos de Annie Hall. É no entanto um argumento brutal, esse sim, digno da cabeça criadora do homem. No fundo, é um retrato real e cruel do que pode ser a vida. Se tudo correr como é esperado, contradizendo a lei de Murphy, tudo nos pode sair bem. Ás vezes é mesmo assim. Ás vezes não.

domingo, 3 de outubro de 2010

Escada

Uma escada é sempre um duplo sentido. Pode significar subir, descer ou até fazer uma pausa a meio. Esta tem outra virtude, no fundo tem uma fonte, ela própria um convite. Com tudo isto, em que ficamos? Já agora, fica em Barcelona, algures no bairro gótico, num pátio qualquer ao lado das ruas da movida.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia europeu da depressão

Neste dia europeu da depressão, fica aqui uma fotografia que tenta ser de esperança para todos aqueles que, como o nosso país, atravessam uma fase mais deprimida, embora, claro que passageira. O limiar entre a sombra e a luz, a apatia e o positivismo, com um imenso estuário de esperança ao fundo.