segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O nervosismo de Margarida






"Saiu do carro, deixou a porta aberta. De dentro, o rádio repetia os Rolling Stones e Angie era de novo a banda sonora dos seus momentos.
Margarida acendeu um cigarro, com o indicador da mão direita enrolou o cabelo, à altura do ombro. Algumas coisas não mudam, o gesto das mãos finas de Margarida, os longos dedos a enrolar o cabelo, tinham o mesmo glamour de sempre.
Margarida continuava bela, elegante, embora mais mirrada, marcada pela vida. Os socalcos do seu Douro, para além de terem um lugar na sua alma, também ganhavam terreno, em forma de rugas, na pele da sua cara.
Já não era a miúda que tinha chegado ali com um monte de ilusões. Por ela havia passado uma vida, muitas vidas. Hoje, no sentido literal da palavra, sabia muito bem o que queria.
Decidida como sempre quis ser reconhecida, pegou no envelope e começou por descolar o lado esquerdo da aba.
Parou, afinal até nas suas decisões estava menos intempestiva. Mais moderada, sentou-se numa pedra ao lado da capela de São Salvador do Mundo e acendeu mais um cigarro no que estava a terminar."

Excerto do meu próximo romance a ser publicado brevemente.

7 comentários:

trepadeira disse...

Belo texto.E que local para o enquadrar.

São Salvador do Mundo,com o Cachão da Valeira,hoje engolido pela barragem com o mesmo nome,aos pés e o convento abandonado na encosta,com degraus infinitos,entalados no xisto,até ao Douro.

Um abraço,

mário

Lídia Borges disse...


Fica a curiosidade a bailar nos dedos. E não só nos da Margarida...

É bom saber que poderemos lê-lo na integra.

Lídia

Unknown disse...

Uma leitura calma como o queimar lento do cigarro em névoas de fumo aromático.
Agradeço a visita.

marcia disse...

BOM DIA !!

VENHO POR MEIO DESTA LHE CONVIDAR A CONHECER MINHA PAGINA , http://brechodosul.com.br, SERÁ UMA HONRA TER VOCÊ COMO SEGUIDORA E LINKARMOS SE VOCÊ QUISER , ESTA DE PARABÉNS LINDA PAGINA , DESCULPA A LETRA GRANDE MAIS SOU DEFICIENTE OK!!
SE QUISER VOTAR NO G+1 E NO TOP BLOG 2012 NO MEU BLOG AGRADEÇO

OBRIGADA

MARCIA REGINA

Rui Pascoal disse...

Se excluirmos o cigarro... parece-me bem.
:)

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Armando,
que belo espaço encontrei aqui,gostei do texto que fará parte do seu novo romance e quero acompanhá-lo,pois gosto de ler.Parece-me que és um escritor de mão cheia.Parabéns! Um grande abraço!

MS disse...

Fica-me a curiosidade de folhear teu romance numa das livrarias que gosto de frequentar.